top of page
Buscar

Visitar São João da Cruz

Buscando mis amores

Iré por esos montes y riberas

Ni cogeré las flores

Ni temeré las fieras

Y pasaré los fuertes e fronteras



De 24 a 26 de junho a comunidade Irmã Lúcia, de Fátima, foi "visitar" São João da Cruz a Segóvia. Fazia sentido, neste ano em que nos dedicamos a deixarmo-nos formar por ele, pelos seus escritos, procurar a companhia e inspiração do seu corpo, que se encontra lá, numa capela do convento dos Carmelitas Descalços.

À chegada acolheu-nos o P. Salvador Ros, com grande alegria e, por esses dias, foi ele que ensinou, com viva chama de amor, os lugares santos por onde passou e rezou o nosso Pai João, no convento que as suas mãos construíram. Na verdade, durante a última exumação dos seus restos mortais, em 1990, verificou-se que João levou a tal ponto o espírito de serviço que ficou marcado na sua fronte com uma pedra deste lugar, quando ajudava na construção do convento. Quanto ao P. Salvador, pela forma tão apaixonada como nos falava do Santo Padre João, parecia que tinha recebido dele a capa e dupla dose do espírito. Não saberia dizer melhor, tal foi a experiência de proximidade com o nosso Fundador.

Foi também para nós uma vivência bela, profunda, fértil e fraterna, nas Eucaristias, na manhã formativa de sábado, com Fr. Joaquim, junto à eremita no monte, à beira da gruta onde S. João da Cruz tantas vezes orava. Aí descansámos, aprendemos, partilhámos, nessas alturas, com uma vista larga toda nossa. Sobre nós voou e tornou a voar uma águia que nos deixou a pensar no coração e nos olhos de Santa Teresinha, tão discípula de João.

As crianças brincaram, rezaram, participaram ativamente nas Eucaristias e beberam da sabedoria de S. João da Cruz, explorando os espaços do seu convento.

Passeando junto ao rio, em conversas amenas, visitando o Carmelo, fazendo mil fotos, em almoços e ceias partilhados, aprofundámos o espírito que nos une e trouxemos para a oração do coração muito, muito mais que ainda nos falta meditar para compreender, como fazia a Virgem Maria.

Sabemos que onde está João, nunca falta a bênção da nossa Mãe Teresa: visitámos Ávila à ida e à vinda: encontrámo-nos na casa onde nasceu e procurámos os seus passos no Convento da Encarnação.

Juntos andámos, um só coração e uma só alma Carmelita.

Comments


bottom of page