Conduzidos pelo P. Joaquim, nosso Assistente Espiritual, e pelo P. Renato, neste retiro que decorreu de 8 a 10 de março, recebemos um convite renovado para subir ao Monte do Senhor. Esta subida, não se pode fazer isoladamente, mas em Igreja e sempre alimentados pela Eucaristia. Tivemos como referência a Virgem, na Visitação, e os escritos de Sta. Teresinha, a da Ven. Ir. Lúcia.
Compreendemos que Maria teve um papel chave na conversão e na vida de cada uma destas mulheres tão importantes para a vida da Igreja e do mundo.
Em silêncio e oração descobrimos que no cimo do Monte para onde Maria nos quer conduzir, existe apenas Deus e a Sua glória. Maria nunca ocupa o lugar de Deus: Ela, como Mãe, desperta-nos, levanta-nos e leva-nos pela mão até ao Centro da nossa vida que é Jesus.
Assim aconteceu com Teresinha e Lúcia. Assim aconteceu connosco, mesmo que não tenhamos tido consciência disso. Jesus fica para sempre presente em nós desde a nossa primeira comunhão. Tornamo-nos desde esse momento na Sua “hostiazinha”.
Compreendemos que a Eucaristia, único alimento que nos sacia, é o ato de Amor esponsal único e eterno entre Jesus e nós. Uma união que envolve tudo o que somos: corpo e alma.
O Senhor prometeu e cumpre: Ele fica mesmo connosco. 😊
Σχόλια