top of page
Buscar

Funchal | Dia da peregrinação

Desde tempos imemoriais a população madeirense nutre um especial carinho por Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Como fruto desta devoção surgiu um santuário edificado na Ilha da Madeira em honra a esta afável Doutora da Igreja, precisamente na freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol, cuja inauguração foi no ano de 1964, após o processo de construção de iniciativa particular e com a colaboração da população residente e emigrante. Foi justamente este o local que teve destaque durante o passeio da Comunidade do Bom Jesus (Funchal), que se realizou no passado dia 20 de agosto, em espírito de fraternidade e na companhia do Padre Tomas Muzhuthett, e do Padre José Arun, Assistente Espiritual da Comunidade.



Este dia iniciou-se com a celebração da Sagrada Eucaristia na Igreja do Carmo, no Funchal. Alimentados pela Palavra e o Pão Eucarístico, a Comunidade iniciou a sua peregrinação até o referido santuário. Após a passagem pelas estações da Via-Sacra existentes na via pública que marcam o final do percurso, a Comunidade peregrina chegou finalmente ao santuário, onde rezou o terço, meditando nos mistérios gloriosos inspirados pela espiritualidade singela de Santa Teresinha, a pequena flor de Jesus. Seguiu-se um momento de reflexão oferecida pelo Padre José Arun sobre a graça transformante da Virgem do Sorriso, cuja imagem também se encontra no local.

Embora alguma chuva tenha marcado a tarde, esta não demoveu o espírito da Comunidade, que continuou a viver momentos de partilha e de oração durante o restante percurso do passeio que se seguiu à visita ao santuário de Santa Teresinha. Com efeito, depois do bom convívio durante o almoço, a Comunidade avançou caminho, efetuando uma paragem para dedicar-se à leitura do Evangelho (Mt 5, 1-12) e à escuta da homilia do seu Assistente Espiritual junto ao Monumento das Bem-Aventuranças, existente no itinerário até o Paúl da Serra. Chegados a esta planície de beleza única na ilha e que retrata bem a grandeza da obra do nosso Criador, foram visitados dois marcos da devoção mariana existente numa terra deveras devota à Mãe de Deus: o primeiro, a Capelinha de Nossa Senhora dos Caminhos, onde a Comunidade refletiu sobre este titulo atribuído a Nossa Senhora, apresentando-lhe as suas preces, e o segundo, o Monumento a Nossa Senhora da Serra, visitado à distância devido à chuva, e que recorda a todos a recomendação da nossa Mãe celestial de rezar o terço, bem como as palavras que ela própria elevou ao Senhor no cântico do Magnificat: “Todos me chamarão Bem-Aventurada”. Foi com esta belíssima oração e com gratidão no coração que a Comunidade do Bom Jesus regressou ao Funchal.

O passeio foi, assim, dado por findo, mas ficaram as boas recordações deste dia em família que, ao juntar às memórias de outras ocasiões, tornam a mesma deveras unida e não só reunida.

Comments


bottom of page